A “Ordem dos Escudeiros” é uma organização afiliada da Ordem DeMolay para jovens do sexo masculino de 07 anos a 11 anos completos, indicados por um escudeiro, DeMolay ou maçom.
A unidade da “Ordem dos Escudeiros” denomina-se “Castelo”. Um Castelo da Ordem dos Escudeiros é instituído por, no mínimo, 10 (dez) membros e é composto pelos seguintes oficiais:
- Mestre Escudeiro;
- 1º Escudeiro;
- 2º Escudeiro;
- Escrivão Escudeiro;
- Tesoureiro Escudeiro;
- Capelão Escudeiro;
- Mestre de Cerimônias Escudeiro.
- As reuniões de um Castelo devem durar, no máximo, 1 hora e, embora sejam secretas, podem contar com os pais dos escudeiros, além dos DeMolays e maçons.
Um Castelo é patrocinado por um Capítulo regular da Ordem DeMolay, devendo ser considerado como parte integrante desta. Para a fundação de uma Távola é necessário a ata de fundação do Capítulo Patrocinador, e a solicitação do Grande Mestre Estadual da Carta Constitutiva ao Supremo Conselho.
Alguns objetos são utilizados na reunião do Castelo:
- 1 mesa redonda na cor azul, dividida em quatro quadrantes com linhas na cor amarela;
- 4 malhetes;
- 1 Espada;
- 1 Bíblia;
- 1 livro escolar;
- 7 jóias para os oficiais;
- 1 jóia para o Preceptor (idêntica a dos oficiais, porém maior)
- 1 emblema da Ordem DeMolay, quando não estiver pintado no respectivo quadrante da Távola.
- A vestimenta dos Escudeiros é a mesma adotada para os DeMolays, com exceção da gravata, que será Azul Royal, contendo o emblema da Ordem dos Escudeiros. Os paramentos dos oficiais será um colar de São Francisco na cor azul, com o emblema da Ordem dos Escudeiros.
Um DeMolay maior de 18 anos deverá ser eleito pelo corpo patrocinador para servir como Preceptor do Castelo pelo mandato de 1 ano. Um Maçom, membro do Conselho Consultivo, deverá ser escolhido pelo Conselho para servir como Consultor do Castelo.